Jogador, cuidado com o corpo

É drible de cá, cambalhota de lá, um carrinho aqui, vários chutes pelo campo e um golaço de bicicleta, haja forma física, hein? O futebol é um esporte que exige intensamente condicionamento físico e psicológico, então não importa se você é amador ou profissional, mantenha sempre os cuidados com sua saúde para evitar problemas com o corpo.

Principais riscos

O futebol exige corridas rápidas e/ou constantes, alterações bruscas de direção, paradas imediatas e muito contato físico, por isso pode trazer principalmente dois tipos de riscos: o cardiovascular e o osteomuscular.

Os problemas cardiovasculares envolvem o infarto ou uma parada cardiorespiratória, e as lesões osteomusculares podem ser inúmeras, entre elas, torções, fraturas, ruptura de ligamentos ou até desgaste articular pelo movimento repetitivo.

Aquecimento evita lesões

Muitos jogadores subestimam a importância dos aquecimentos antes de iniciar o jogo, mas eles são extremamente importantes para preparar o corpo. Entre as inúmeras ações benéficas que provocam ao corpo estão: aumento do fluxo sanguíneo, elevação da temperatura global do organismo, melhora da oxigenação dos músculos e alongamento dos músculos e articulações.

Então, antes de entrar em campo faça seu aquecimento para manter-se bem até o fim da partida e também nos dias seguintes ao jogo.

Outros fatores que minimizam o risco de lesões

Além do aquecimento antes da partida, outros fatores do cotidiano podem te ajudar a jogar melhor e evitar danos ao organismo. Anote essas dicas e melhore seu desempenho: Beba bastante água para manter-se hidratado, tenha boas noites de sono, evite bebidas alcoólicas, não fume, treine regularmente e realize avaliações médicas com frequência.

Benefícios para saúde

Falamos de vários problemas que a prática de futebol pode trazer, mas, claro, o futebol é antes de qualquer coisa uma maravilhosa atividade física que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Entre os benefícios podemos citar a perda de peso, ganho de força e velocidade, melhora da resistência cardiorrespiratória, aumento da coordenação, equilíbrio e agilidade, e benefícios psicológicos incalculáveis.

Como o futebol ajuda na saúde mental?

O futebol é um esporte que exige muita socialização, além de popularmente já ser uma boa desculpa para juntar os amigos e às vezes até prolongar a partida com um churrasquinho, esta interação social é extremamente benéfica para combater o estresse, a depressão e a ansiedade. Além disso, toda atividade física libera no organismo dois hormônios importantíssimos para o bem estar, a endorfina e a serotonina, conhecidos como hormônios da felicidade.

Aproveitando o que o esporte tem de bom

Então, agora que já vimos que a prática de futebol pode trazer muitos benefícios, mas que devemos tomar alguns cuidados, vai aí a última dica para você aproveitar o melhor que este esporte maravilhoso tem para oferecer: baixe aplicativos próprios para atividade física. Estes aplicativos conseguem informar a sua frequência cardíaca, respiratória, saturação sanguínea, temperatura e outros tipos de informações que também serão válidos para o controle das suas atividades físicas, tais como gasto calórico, distância percorrida em determinado tempo e ritmo médio.

Share